O banco de dados do projeto TUME contém desde informações cadastrais dos módulos como localização, número de materiais genéticos e arranjo de plantio; passando por informações de status (ativo ou inativo) e motivo de desativação; histórico de atividades de manejo (data, tipo de atividade, avaliadores); até os resultados oriundos das medições de campo, tanto em nível de parcela (povoamento) como de árvore individual (Silva et al., 2017).

O banco foi desenvolvido na plataforma PorstgreSQL (PostgreSQL Global Development Group, 2016) e possuiu uma interface gráfica para consulta de dados disponível em:

http://apoema.esalq.usp.br/~tume/.

Na interface, o usuário pode visualizar o modelo de entidades e relacionamentos do banco (MER), pode realizar a consulta SQL no query box, e ainda tem a opção de salvar os dados consultados em arquivos .csv. 

A consulta mais simples é a que retorna os dados de apenas uma única tabela em seu formato original, e tem a seguinte sintaxe: SELECT * FROM  nome_tabela. Exemplo:

/*Retorna todos os dados da tabela ‘cadastro ’:*/
SELECT * FROM cadastro;

 

Outros exemplos de consultas SQL são:

/*Retorna todos os dados da tabela ‘cadastro’ em que a data de plantio do TUME é anterior ao ano de 2007 e ordena os resultados pela coluna n_tume (número de cadastro do TUME):*/

SELECT * FROM cadastro WHERE data_plantio < '2007-01-01' ORDER BY n_tume;

/*Retorna o estoque de volume de madeira de Corymbia citriodora em plantios com mais do que 10 anos de idade nos municípios do estado de São Paulo:*/

SELECT municipio.nome AS municipio, inventario.esp AS especie, inventario.n_tume, inventario.i_meses/12 AS idade_anos, inventario.v AS volume 

FROM inventario
INNER JOIN cadastro ON cadastro.n_tume = inventario.n_tume
INNER JOIN municipio ON municipio.cod_ibge = cadastro.municipio
WHERE inventario.esp LIKE '%citriodora%' AND municipio.estado = 35 AND inventario.i_meses > 120
ORDER BY inventario.n_tume ASC, inventario.v DESC;

 

/*Retorna os materiais genéticos com maior número de observações de indivíduos com flor ou fruto:*/

SELECT medicao.esp AS especie, count(n_tume) AS frequencia 
FROM medicao 
WHERE cod2 LIKE '%16%' OR cod = 16 /*cod 16 é o código para árvore com flor ou fruto*/
GROUP BY especie
ORDER BY frequencia DESC;

Mais detalhes sobre o banco de dados (por exemplo, metadados e estrutura das tabelas) podem ser acessados na norma técnica de inventário e manejo florestal, no item ‘Banco de dados’ e anexo ‘Descrição das tabelas do banco de dados’.

Referências:

PostgreSQL Global Development Group. (2016). PostgreSQL 9.3.14. url: https://www.postgresql.org/about/.

Silva, A.G.P.; Hamamura, C.; Polizel, J.L.; Rodriguez, L.C.E. (2017). Banco de dados do projeto Teste de Uso Múltiplo do Eucalyptus. PostgreSQL.

Banco de dados